6 de abril de 2024

OBRIGADO, ZIRALDO!

No ano passado, tive a felicidade de participar da Exposição "Ziraldo Cara a Cara", que homenageava os 90 anos do genial cartunista. Hoje, com sua partida, a homenagem permanece para o pioneiro que abriu os caminhos para que outros profissionais da área trilhassem seus sonhos. Seu legado se estende ao cartum mineiro, ao humor gráfico nacional e à literatura infantil. Obrigado, Ziraldo!
 

Por Rafael Sete.

2 de abril de 2024

PALESTINA LIVRE - CARTUMINAS

Em um ato de denúncia e solidariedade ao povo palestino, os artistas da Cartuminas realizaram um manifesto público denominado "Palestina Livre" na noite de ontem, no Centro de Belo Horizonte. Através da projeção de charges em grande escala sobre a empena de um edifício na Rua da Bahia, os artistas denunciaram as ações violentas que continuam vitimando inocentes na Faixa de Gaza. A ação fez parte do movimento "Cartoonists for Gaza", que replicou manifestos semelhantes em diferentes países pelo mundo.

Em destaque, a minha charge que fez parte da projeção, denunciando a violência praticada contra as crianças daquela região. Que o conflito cesse o quanto antes, em favor da paz e da vida!
 

Por Rafael Sete.

17 de março de 2024

CARICATURAS AO VIVO - ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS

Ontem eu tive a satisfação de participar de uma aniversário de 15 anos, de uma família de pessoas queridas, que fazem parte da minha história, fazendo caricaturas ao vivo dos convidados. Foi bem legal. Confira no vídeo o resultado!
 

Por Rafael Sete.

14 de janeiro de 2024

MORCEGANDO CAST

O Morcegando Cast  é um podcast criado e apresentado por minha grande amiga de longuíssima data, a bióloga Érica Munhoz. Em seus episódios ela fala com linguagem acessível sobre morcegos, em uma proposta de desmistificar esses animais e promover a sua conservação, sendo assim um importante veículo de divulgação científica.

Em janeiro, o Morcegando completa 4 anos de histórias, dos quais eu tenho satisfatória participação com o desenho do logotipo. E para reforçar meu apoio a esse trabalho da Érica fiz o cartum acima, onde um morceguinho representando o podcast canta os parabéns ao lado de personagens deste universo de quirópteros: Batman (Marvel), Zé Vampir (Turma da Mônica) e Belfedo (Turma do Arrepio). O desenho acabou sendo publicado na página do Morcegando no Instagram, com a seguinte legenda:

"A #batfoto de hoje é diferente e bem especial pro Morcegando! O ilustrador e artista Rafael Sete (@rafael_sete) foi o responsável pela elaboração de toda identidade visual do Morcegando e, como ele não tinha uma foto de um morcego real, ele resolveu fazer o que ele sabe de melhor: desenhar um morcego!

Assim, ele elaborou esse cartoon para comemorar os 4 anos de existência do podcast e ter também a sua #batfoto por aqui! Obrigada por tudo @rafael_sete ! Você é parte imprescindível da história do Morcegando! ❤️🦇

Você quer sua #batfoto ou vídeo de morcego publicado também aqui no Morcegando? Envie o material para o e-mail morcegandocast@gmail.com, com seu nome completo, o local onde a foto ou vídeo foi tirado, seu @perfil e o nome da espécie, se identificada."

E então, ficou curiosa(o) para conhecer mais sobre o podcast? Para ouvi-lo você pode acessar as principais plataformas ou acessar aqui. Acompanhe o conteúdo também no Instagram @morcegandocast. E vida longa ao Morcegando Cast!!!! 

 

Por Rafael Sete.

3 de outubro de 2023

PERSONAGENS BABY

Outubro é o mês das crianças, e aqui uma ilustração sobre elas que eu fiz enquanto o meu filho era gerado no ventre. Naquele momento eu idealizava a decoração do seu quartinho e resolvi fazer um quadro para a parede com as versões "baby" de alguns personagens que fizeram parte das infâncias minha e da mãe dele. Fato é que este desenho nunca decorou quarto algum (risos). 

Muitos desenhos, projetos e ideias chegam a ser iniciados, mas tão logo são engavetados por diferentes motivos. Este eu até posso dizer que conclui, mas a maior parte fica só no rascunho. E alguns deles, com sorte, encontram oportunidade de serem aproveitados anos depois, em um outro contexto. Quem sabe este eu posso aproveitar futuramente? Afinal, fazer desenhos para o público infantil é, sem dúvidas, uma das coisas que eu mais gosto de fazer na vida!

E você? Quais personagens da sua infância você gostaria de ver na versão "baby"?
 

Por Rafael Sete.

14 de setembro de 2023

"100" O VÔ FRANCISCO

Se me perguntarem quem é a pessoa que eu mais desenhei durante toda a minha vida, ficarei em dúvida se foi o meu pai ou o meu avô Francisco. Além de ser inspiração para os desenhos, meu avô influenciou o meu gosto musical ao me apresentar grandes instrumentistas e compositores da música brasileira. Autodidata, ele aprendeu a tocar no violão chorinhos, sambas, valsas, que hipnotizavam pela complexidade de execução e sonoridade agradável. Ele também foi para mim exemplo de singeleza, afabilidade, sensibilidade e fé. Adjetivos que o tornavam uma pessoa muito amada por todos que o conheceram.

Seu esmero narrativo fazia com que simples histórias do seu passado fossem ouvidas como elaboradas crônicas, dignas do gênero literário popular. Característica que contribuiu muito para o meu processo criativo. Outro atributo marcante da sua personalidade que absorvi foi o hábito pelo uso de boinas, que se tornou uma forma de homenageá-lo e carregá-lo comigo.

Ele viveu intensos 99 anos e hoje completaria 100. Mas, em fevereiro último, se deu o acorde final. Por isso, quero citar Mário Sérgio Cortella para afagar um pouco a saudade: "nós não somos imortais, mas podemos ser eternos". Eis o meu avô imortal que carrego nestes desenhos e em suas histórias.
 

Por Rafael Sete.

6 de setembro de 2023

MULTIVERSO CHICO BENTO E WOODY

Estava eu brincando com o meu filho quando me deparei com esses dois brinquedos: Chico Bento e Woody. Pensei... Que coincidência! Camisa amarela, calça azul e chapéu. E fiquei pensando como seria uma resenha desses dois no Multiverso? 🤭

Por Rafael Sete.

24 de agosto de 2023

CARICATURAS NO DIA DOS PAIS

Um pouco da ação de caricaturas ao vivo para o Dia dos Pais na loja My Balloon. Aqui as caricaturas foram usadas para personalizar presentes.

E você, quer contar com as minhas caricaturas ao vivo em seu evento? Entre em contanto.

Por Rafael Sete.

13 de agosto de 2023

NOSSA ÁRVORE

Peço licença poética aos ouvidos alheios para cantar e mostrar está minha composição.

Não que eu seja compositor, menos ainda músico, mas a música foi a forma que encontrei de contar uma história.

Eu recebi a notícia de que me tornaria pai na mesma semana em que se completava um ano do falecimento do meu pai. Em meio a um misto de emoções contraditórias e inexplicáveis, elaborei este sentimento transformando-o em música, composta durante a gestação do meu filho.

E já se vão mais de 3 anos que eu só canto esta música para mim e para meu filho. Mas hoje senti vontade de compartilhar com mais pessoas.

A letra fala do que vivi com meu pai, do que aguardava viver com meu filho e da presença de Deus que sinto em meio a tudo isso, além de usar a metáfora da árvore genealógica para falar de afetividade, trajetórias, valores e amor.

Aproveitando, mando um abraço para todos os papais que estão no meu círculo de afetos. 

Por Rafael Sete.

29 de julho de 2023

GOLAÇO DA SELEÇÃO!

Hoje não deu para a seleção, mas continuo aqui na torcida pelas nossas jogadoras na Copa do Mundo Feminina 2023. Aqui um desenho daquele GOLAÇO na estreia contra o Panamá.

Este tipo de desenho me remete às antigas publicações da Revista PLACAR, que explorava bastante esse recurso gráfico para relembrar gols memoráveis em uma época que não havia a facilidade de acesso a vídeos na internet.

Por Rafael Sete.

29 de junho de 2023

A MEL E O PROCREATE

Deixa eu falar sobre o Procreate. Essa ferramenta expandiu meus horizontes e me permitiu explorar várias possibilidades no processo da ilustração de cada dia.

O Procreate possui uma série de vantagens devido à infinidade de recursos, como os pincéis, que proporcionam uma experiência muito próxima do analógico. A interface é intuitiva, mas se rolar alguma dúvida, basta fazer uma pesquisa ou explorar o menu. O valor do aplicativo é bem acessível em comparação com ferramentas similares da Adobe. Ele permite a gravação da tela, gerando um vídeo em time-lapse, o que é muito útil para avaliar o próprio processo. E possui a praticidade de poder ter um estúdio completo na palma das mãos!

Entre as desvantagens, está o alto custo do equipamento e a limitação no número de camadas por arquivo, especialmente em ilustrações muito grandes.

O aplicativo seria fantástico se tivesse a opção de trabalhar com vetores (espero que isso seja implementado em breve).

Cada vez menos tenho usado papel, tintas, pincel, canetas e lápis. É engraçado, pois levei bastante tempo para aderir ao digital, com o Photoshop e o Illustrator. Mas confesso que foi no meio analógico que mais aprendi fundamentos importantes. No entanto, o alto custo dos materiais e a velocidade exigida para a produção me levaram a me concentrar apenas no digital.

No desenho que trago aqui, usei a Mel como modelo para exercitar os recursos do Procreate, um dos primeiros que fiz em 2021. A Mel está deitadinha no "ninho", herdado do meu filho Gabriel, que se tornou sua caminha favorita!

Por Rafael Sete.

21 de junho de 2023

MÊSANIVERSÁRIOS DO GABRIEL

Junho é o mês em que o Gabriel completa mais um ano de vida, e eu, mais um ano de paternidade. Então, para celebrar esse marco em nossas vidas, publico um trabalho que fiz no nosso primeiro ano, o tal do "mêsversário". Embora seja antigo, é inédito por aqui.

A minha ideia foi registrar a evolução de cada mês por meio de personagens que reunissem características capazes de contar um pouco das peculiaridades marcantes de cada período. E ali, na conversa com a mamãe Silvâne, fomos definindo cada figura. Fui mesclando ilustrações com as fotos que eu tirava para criar as montagens. Nos primeiros cinco meses, fotografar o Gabriel nas poses que eu precisava foi uma tarefa razoável. Depois, só por Deus! Para chegar na pose desejada eram necessários mais de 100 registros para salvar uma única foto. Mas valeu a pena!

Você está curioso para saber mais sobre cada personagem? Então, siga a linha do tempo:

Mês 1
A viagem por um mundo lúdico, em meio a tantas metáforas, resumia a experiência de um mergulho profundo em um universo totalmente novo, com suas responsabilidades e encantamentos. Por isso, a escolha foi pelo Pequeno Príncipe.

Mês 2
Os pais sabem como os bebês sofrem com as cólicas nos primeiros meses de vida. Uma sinfonia de gases e arrotos orquestraram o segundo mês, seguindo o estilo do ogro Shrek com seu famoso lema: "melhor para fora do que para dentro".

Mês 3
Não demorou muito para aflorar um traço da personalidade do Gabriel: o terceiro mês foi do menino nervoso, o incrível Hulkinho!

Mês 4
Este mês foi marcado por um calor intenso, que deixava o Gabriel muito incomodado. Muito calorento, ele queria passar o tempo todo sem roupa, como um indígena, representado aqui pelo Papa-Capim do Maurício de Sousa.

Mês 5
Haja garganta! Gabriel descobriu o poder da sua voz no quinto mês e gritava feito o menino da selva, Tarzan.

Mês 6
Sabe quando a criança não quer ir no colo de ninguém, além do colo da mãe? Pois é, o Baby da Família Dinossauro e o Gabriel do sexto mês sabiam. Não é a mamãe, mas eu preciso te amar!

Mês 7
Engatinhando com agilidade, logo passou a escalar tudo que lhe parecia um novo desafio. Aqui, não havia mais sossego! Grandes poderes trouxeram grandes responsabilidades, né Maranha?

Mês 8
Fase sapequinha: fofo e levado! Não sei se o Dennis tinha algo de fofo, mas valia como referência!

Mês 9
Aqui perdeu o freio! Mal tinha aprendido a andar e já queria correr. O pequeno e veloz Flash!

Mês 10
Na introdução alimentar, a abobrinha foi campeã de audiência na descoberta do paladar e parecia dar força para esse menino. Será que equivale ao espinafre do marinheiro Popeye?

Mês 11
Quem aqui já ouviu a expressão "virado no Jiraya"? Pois é, quem conhece o significado vai entender como foi o mês onze. E olha a cara mais lavada dele!

Mês 12
Encerramos o ciclo dos mesesversários reunindo os vários poderes em um Super-Menino. Nesta releitura da clássica capa do quadrinho Action Comics #1 (edição de estreia do Superman), Mel figurava como coadjuvante.

Pois aí está, filho, tudo feito com muito carinho. E espero vivermos juntos novas histórias divertidas, produzindo novas ideias. Parabéns, meu amor!

Por Rafael Sete.

5 de junho de 2023

O PROCESSO CRIATIVO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Dentre os diversos questionamentos práticos que têm sido discutidos atualmente em diversos setores sobre o avanço da inteligência artificial (IA), tenho refletido sobre o impacto dessa comodidade em meu processo de trabalho criativo. Fato é que as recentes ferramentas de IA trazem inúmeros benefícios e facilidades, porém também apresentam desafios significativos para o desenvolvimento da criatividade humana. Precisamos entender esse novo cenário.

Tenho utilizado com frequência, por exemplo, o ChatGPT para fornecer sugestões, insights e até mesmo produzir ideias que considero muito interessantes. Mas até que ponto isso pode prejudicar o exercício natural ao qual sempre me dediquei para aprimorar a criatividade? Afinal, vejo a criatividade como uma habilidade proveniente de um comportamento aprendido, estimulada pela disposição humana para questionar, experimentar e arriscar, exercitando essa área da mente como um músculo.

Equilibrar o uso das IAs e o estímulo à criatividade é crucial. As IAs devem ser ferramentas complementares, proporcionando insights valiosos, sem substituir a riqueza da criatividade humana. Afinal, a criatividade envolve conexões com experiências e emoções pessoais.

E é pensando sobre essas conexões com experiências e emoções, que também tenho me questionado sobre a aplicação dessas tecnologias em meu papel como pai, no processo de formação de uma criança. Nessa perspectiva, percebo os grandes desafios que as novas gerações e seus tutores enfrentam ao buscar os estímulos mais adequados para o desenvolvimento criativo. Enfim, os desafios estão postos.

Por Rafael Sete.

2 de junho de 2023

REGISTROS DA MINHA TERRA

Em 2008, adquiri minha primeira câmera digital, com toda potência dos seus 14MP. Sim, jovem, eram tempos sem smartphones. Câmeras digitais eram necessárias. Com essa câmera em mãos, meu exercício favorito era explorar suas funcionalidades, fotografando pequenos detalhes da minha casa, onde passei toda infância e juventude. Ao rever as fotos, sinto saudades que são atenuadas pelos registros que permaneceram. Apresento aqui uma pequena seleção dos cliques de 15 anos atrás.

Despedi-me desse relicário afetivo em 2012. Hoje em dia, no endereço, existem poucos vestígios e novas edificações. Na época da partida, escrevi os versos que transcrevo abaixo. São palavras que ilustram esses detalhes vivos e minúcias que não encontrei nos ulteriores apartamentos cinzas e melindrosos.

MINHA TERRA

Minha terra tem mangueira,
jabuticaba, acerola e mexerica ponkan.
Em minha terra cantam sabiás e bem-te-vis,
saçarica pardais e rolinhas pela manhã.

Minha terra tem luar em imenso céu,
que é o teto azul aberto e natural,
onde aviões entrecortam e fazem fumaça branca
e onde o tórrido sol faz secar roupa no varal.

Minha terra não é minha.
Mas que mal isso tem?
Pois se neste mundo de Deus,
terra, não pertence a ninguém?!

Minha terra não tem luxo, nem capricho.
É onde eu piso com meus pés no chão.
Chão em que deito e rolo com os cães,
e que, na memória, tantos anos permanecerão.

Minha terra é minha família,
cercada e conhecida por gente amiga.
Se deixá-la-ei um dia,
que essa alegria, então, me siga.

Mesmo que minha terra não seja minha,
que mal isso tem?
Se neste mundo de Deus,
terra não pertence a ninguém?!


Por Rafael Sete.

29 de maio de 2023

TRABALHADORES DA SAÚDE

Em maio de 2020, recebi a missão de desenvolver um cartão para o Dia dos Trabalhadores que homenageasse e valorizasse os profissionais da saúde que estavam na linha de frente no combate à pandemia de COVID-19. A ideia foi criar uma metáfora na qual os heróis dos quadrinhos reverenciassem os heróis da vida real.

Eu não tenho prática neste estilo de desenho de heróis, mas gosto de me aventurar em estilos diferentes dos meus como um exercício. Neste caso, foi interessante pensar e selecionar quais personagens eu escolheria para compor a peça. Depois fiquei com a sensação que poderia ter incluído mais personagens.

Acredito que a mesma lógica de homenagem poderia ser aplicada a outros grupos de profissionais. Imagine aí, quais deles também deveriam receber reverências de super-heróis?

Por Rafael Sete.

27 de maio de 2023

VINI JR E RITA LEE

Segue aí o processo de feitura de duas caricaturas de personalidades com destaque em maio. Em comum a luta por respeito.

Por Rafael Sete.

25 de maio de 2023

BILL WATTERSON

Nunca escondi que as tirinhas de "Calvin e Haroldo", de Bill Watterson, são uma grande fonte de inspiração para o meu trabalho. 

Há 9 anos, quando me aventurava pela primeira vez na vida de freelancer, tive a sorte de conhecer a história que compartilho agora. Ela coloca em discussão "escolhas profissionais" versus "valores pessoais de vida".

Sempre que surgem dúvidas sobre minhas escolhas atuais, volto a essa história e a leio sob uma nova perspectiva, o que me ajuda a refletir e pensar sobre os próximos passos.

Publico aqui para, quem sabe, inspirar outras pessoas.

Por Rafael Sete.

23 de maio de 2023

HOMENAGEM AO ZIRALDO

Começa hoje, em Ipatinga (MG), o 14° Salão do Livro Vale do Aço que contará com várias homenagens ao grande mineiro Ziraldo.

Dentre elas, a Exposição Ziraldo Cara a Cara que contará com 50 cartunistas nesta justa homenagem em comemoração dos 90 anos do Mestre do humor gráfico e literatura infantojuvenil. Agradeço o convite da Cartuminas, em destaque Genin Guerra e Lute. 

E aqui a minha leitura do universo das personagens de Ziraldo: Menino Maluquinho, Bocão, Junim, Julieta, Supermãe, Pererê, Tininim, Boneca de Pixe, Professora Maluquinha, Jeremias o Bom, Ju e Nino da coleção Os Meninos do Planeta.

Exposição Ziraldo Cara a Cara
De 23 de maio a 30 de julho de 2023
De terça-feira a sábado, das 12h às 20h
Local: Foyer do Teatro do Centro Cultural Usiminas

Mais informações AQUI.

Por Rafael Sete.

21 de maio de 2023

GABRIEL E EU

Esta ilustração é um registro afetivo ocorrido durante as férias escolares do Gabriel, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Foram dias intensos e inesquecíveis, repletos de superações, aprendizados significativos e muito amor. 

Embora hoje seja possível capturar ações e momentos como esses por meio de fotos e vídeos (permitindo que o Gabriel tenha acesso à sua própria trajetória no futuro), a facilidade oferecida pelos smartphones para realizar esses registros muitas vezes leva a excessos, perdendo-se o refinamento apurado das escolhas em meio a tantas informações.

É nesse ponto que a arte da ilustração tem seu propósito. Seu poder de síntese e sensibilidade para narrar detalhadamente uma história reside na intencionalidade conceitual, resultando em um registro personalizado de memórias em uma única imagem.

Para o Gabriel, esta ilustração representa uma página do seu diário visual, interpretada por seu pai, a qual ele está convidado a revisitar no futuro.


Por Rafael Sete.